http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: O Feminismo não morreu!

segunda-feira, outubro 17, 2005

O Feminismo não morreu!



Nos nossos dias ainda se mantém uma ideia errada sobre o feminismo. As mulheres que se assumem como feministas são categorizadas como pessoas que não gostam de homens, ou sofreram desilusões amorosas, ou são infelizes, frustradas…
Estas ideias ridículas são generalizadas, são motivo de escárnio até por parte de mulheres. Esquecem-se que tudo o que hoje podemos e somos autorizadas a fazer é consequência daquilo que feministas preconizavam. Lutaram, discutiram, até por vezes morreram para que possamos comunicar a nossa opinião, ter direito de voto, ter instrução, exercer certo tipo de profissões…
As feministas lutam pela igualdade de direitos e nunca pela supremacia das mulheres como muitos pensam. Nunca pode ser comparado ao machismo que defende a superioridade do homem.
O que falta por fazer? Por todo o mundo muitas mulheres sofrem ainda de maus-tratos e não são considerados iguais aos homens. Estamos a falar de uma violência que é multifacetada: agressão física, sexual, psicológica, social e económica, assédio sexual, violação, violação marital, crime de honra, prostituição, pornografia, tráfico e exploração sexual, mutilação genital, discriminação em função da orientação sexual, tratamento inadequado da imagem das mulheres (em especial das jovens) na publicidade e nos meios de comunicação social, imposição de modelos de comportamento sexistas, discriminação no acesso ao emprego e a cargos públicos, discriminação salarial e a criminalização da interrupção voluntária da gravidez.
Ninguém pode ficar apático a esta realidade, homem e mulher devem lutar contar essas desigualdades. Pois nestes casos o mal é sempre a indiferença!

Sylvie Oliveira

2 Comments:

Blogger Fábio Pereira said...

As proprias mulheres é que têm feito que muitas vezes o feminismo caia no ridiculo!As frustrações e as desilusões leva a um certo 'odio masculo' que se cria sem fundamento algum!O mal do machismo é defender a superioridade, assim como há muitas feministas que são a favor da superioridade feminina, o tal 'mulheres ao poder', e enquanto as mulheres e homens não se mentalizarem que ninguem tem que ser superior a ninguem, não se vai chegar nunca a uma sociedade justa, igual!Eu concordo plenamente que as mulheres sofrem de muitos abusos por esse mundo fora, mas cada vez mais os homens tambem sofrem de abusos!Dizem-nos 'não faças aos outros o que não queres que te façam a ti', e cada vez mais o 'troco' da violencia é a violencia!
Sylvie, concordo contigo, há que lutar, e fazer com que o feminismo não comece a ser visto como movimento de superioridade feminina!
Continua...

02:29  
Anonymous Anónimo said...

oi

22:53  

Enviar um comentário

<< Home