http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: Procura-se jovem para tráfico humano!

quarta-feira, junho 21, 2006

Procura-se jovem para tráfico humano!


“Se és uma jovem audaz e ambiciosa, com pretensões de singrar no campo profissional, esta oportunidade é para ti!”.

Anúncios deste tipo preenchem as páginas dos jornais diários e despertam naqueles que os lêem a curiosidade de descobrir o que neles subjaz.
Os que aceitam o desafio desconhecem que o suposto “futuro brilhante” que os espera transformá-los-á em meras marionetas nas mãos de redes criminosas. Ludibriados com falsas promessas de emprego ou estudo, encetam actividades que poderão ser terminantes nas suas vidas: prostituição (aliás, a forma mais frequente do tráfico humano), trabalho forçado (mais comum no ambiente doméstico, na agricultura, indústria, construção civil e hotelaria), pornografia, mendicidade, entre outras.
Os instrumentos de coacção utilizados pelos criminosos para a subordinação das vítimas (violência física, ameaças e/ou chantagem) malogram quaisquer tentativas de libertação, pelo que a sua permanência no circuito tem um término indefinido.

A publicação de anúncios falaciosos na imprensa constitui um dos métodos de recrutamento de vítimas. No entanto, assevere-se que há outros agentes que as integram neste circuito, nomeadamente vizinhos, amigos e familiares. São movidos pelo factor económico, isto é, enganam as pessoas com quem estabelecem relações de proximidade com o intuito de rechearem os seus bolsos.

Traficar seres humanos apresenta-se, deste modo, como um negócio cada vez mais rentável. As impenetráveis redes de criminosos investem com fervor e recolhem milhões de euros a expensas do tráfico humano. Nós permanecemos impávidos e serenos, atentando exclusivamente na nossa vida e nos nossos projectos!

Anabela Santos

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente campanha publicitária! Parabéns pela qualidade do vosso blog e pela pertinência de temas abordados!

17:17  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada pela visita. É interessante saber que há pessoas do outro lado do ecrã que se preocupam com este tipo de questões.

10:37  
Anonymous Anónimo said...

Hola, Anabela
Soy Fuensanta. Hace tiempo que no entro a tu blog porque he tenido, y aún tengo, ciertos problemas familiares, pero por fin he podido volver y veo que sigues en la misma interesante línea. He pasado también tiempo sin publicar nada en mi blog, y ahora vuelvo también.
Como siempre, todo lo que pones me agrada y me interesa.
Un saludo feminista.

18:23  
Blogger Annie said...

olá Aninha!! digo te uma coisa o conteudo deste blog merece aplausos.Um blog assim não passa indiferente a nenhuma MULHER.Nunca pensei encontrar assuntos tão pertinentes, e k mts vezes nem nos lembrámos k eles fazem parte da sociedade em k vivemos. Parabéns!!

19:05  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada "Annie", ou melhor, Liliana pela visita. Espero que nos visites assiduamente, pois é sempre um prazer receber uma grande amiga n'O Mal da Indiferença.

17:51  

Enviar um comentário

<< Home