http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: “A um ser humano adulto é de reconhecer o direito de pensar e agir”

quinta-feira, dezembro 21, 2006

“A um ser humano adulto é de reconhecer o direito de pensar e agir”


Debate pela Despenalização do Aborto na Universidade do Minho

O professor de Sociologia da Universidade de Coimbra e presidente da mesa nacional do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, presente, ontem, no debate “Encontros SIM” na Universidade do Minho, destacou a premência de evitar os julgamentos de mulheres que realizam a interrupção voluntária da gravidez (IVG), bem como a necessidade de um acompanhamento clínico eficiente.

“Não nos anima apenas retirar a imagem mais ou menos medieval de levar as mulheres a julgamento; há também a necessidade de um acompanhamento clínico sereno da mulher”, asseverou o professor. Chamou a atenção para o facto de o 'lado SIM' ser “aquele que exprime uma posição mais sensata e de bom senso”, criticando a criminalização e o estigma do 'lado NÃO', que apenas fomentam a desconfiança em relação à própria mulher.

O professor distinguiu a importância de afastar a discussão sobre a despenalização da IVG da arena religiosa e integrá-la no quadro da lei, pois não importa “discutir se o aborto é pecado ou não”, mas “discutir se o aborto é crime”.

De acordo com a psicóloga do Movimento dos Médicos pelo SIM, Cecília Costa, que também participou no debate, “o aborto continua a ser um problema de saúde pública em Portugal”. Em 2004, cerca de 1400 mulheres foram hospitalizadas em virtude de complicações decorrentes de abortos inseguros. “O direito a interromper uma gravidez não desejada é um direito da mulher fundamental”, referiu a psicóloga, acrescentando que “apoiar a actual lei é apoiar o aborto clandestino”.

Em relação ao argumento dos elevados custos da IVG que o 'lado NÃO' esgrime, a psicóloga e presidente da Comissão de Crianças e Jovens de Braga, Fátima Soeiro, rotula-o como a “hipocrisia do Não”, pois despende-se imenso dinheiro nas questões processuais impostas pela actual lei.

O debate “Encontros SIM” foi promovido pelo Movimento de Cidadania e Responsabilidade e visou a sensibilização e o esclarecimento da comunidade académica sobre a questão da IVG.
Anabela Santos