http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: 8 de Março - Dia Internacional da Mulher

quinta-feira, março 08, 2007

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Enquanto os direitos das mulheres forem negados, em qualquer parte do mundo, não haverá justiça nem paz. Reconhecer a igualdade de direitos das mulheres é, por isso, um requisito essencial para a criação de sociedades fortes, sustentáveis e estáveis, e garantir que as mulheres usufruam de igualdade de respeito pelos homens em todas as áreas da vida é um passo chave para fazer com que os Direitos Humanos sejam uma realidade universal”.
[Shirin Ebadi, galardoada com o Prémio Nobel da Paz 2003, e Irene Khan, secretária-geral de Amnistia Internacional]
O caminho é longo e agreste, mas não é inalcançável. Neste ou num outro tempo, a ‘Igualdade de Género’ será conseguida.

Uns dizem que já existe em muitas sociedades e que a luta não se faz com tanta premência. Outros descrêem na sua plena possibilidade de concretização. Outros ainda, como eu, vêem a luta inacabada e, ao sabor de alguma insensatez, acreditam na sua vencibilidade.

É certo que se evoluiu muitíssimo na conquista dos direitos das mulheres nas últimas décadas. Porém, esta evolução fica muito aquém das fronteiras da Equidade. Basta atentarmos nas afirmações mais inocentes e nos gestos mais básicos para constatarmos o quão longe estamos de uma efectiva Igualdade e Respeito mútuo.

Que o 98º Dia Internacional da Mulher nos desperte para a problemática perpetuada pelas crenças na hegemonia masculina – a ‘Desigualdade de Género’.
Anabela Santos