http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: Pelo FIM às TOURADAS!

sexta-feira, julho 27, 2007

Pelo FIM às TOURADAS!


Nesta época de Estio, as “famosas” touradas fazem as delícias de muitos cidadãos portugueses. Pessoalmente, não consigo encontrar regozijo algum, deambulando em mim apenas a náusea de saber que é uma tradição ainda existente e mediatizada.
Os aficionados defendem que faz parte da alma lusitana e ibérica apreciar as touradas. Arte, festa brava, emoção? Desde quando mutilar paulatinamente um animal, provocar-lhe sofrimento e ridicularizá-lo são sinónimos de heroísmo, coragem ou divertimento? Pelo contrário, significam estupidez, brutalidade e desdém pelos direitos animais. Participar e assistir a uma medíocre e atroz violência exercida contra um touro não me parece digno de seres pensantes. Ferir pungentemente um animal, que está desprovido das suas reais capacidades, deve ser considerado crime em Portugal e não deve haver tradição ou seja o que for que contribua para a perpetuação da estupidez das touradas.

Basta de estupidez. Pelo Fim às Touradas!


Anabela Santos

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente!!! Basta de estupidez!

Convém aqui recordar a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978.

(...)
Artigo 2º
1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.

(...)
Artigo 3º
1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
2. Se for necessário matar um animal, ele deve ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.
(...)

Acho que nenhum destes artigos é respeitado numa tradição tão retrógada e estúpida como esta.

00:00  
Blogger E. said...

Um ABSURDO mesmo! Sou do Brasil, e admiro que também hajam pessoas consciente como você em Portugal, que abominam essa prática!
Fim das touradas já!

13:46  
Anonymous Anónimo said...

Cátia mas eu tenho uma pergunta a fazer-te: Depois do suposto fim das touradas para o qué que se vão virar? para a morte das galinhas ou patos que se aguentam imenso tempo sem cabeça? segundo ponto não sei se es licenciada, mestrada ou doutorada em direito, mas essas normas aí não tem valor jurídico o suficiente para se sobrepor as normas de uma constituição, ou sequer tem algum meio para punir os países pelo incumprimento dessas normas e quanto ao emanuelle concorda claro que sim mas acho que o brasileiro e no português o que esta ali escrito é uma declaração não uma convenção logo não é lei internacional com possíveis sanções que mesmo que sejam violadas não tem nenhuma sanção prevista quanto muito afecta a moral dos que a praticam

00:42  

Enviar um comentário

<< Home