http://www.makepovertyhistory.org O Mal da Indiferença: Simone de Beauvoir: A HOMENAGEM

domingo, janeiro 13, 2008

Simone de Beauvoir: A HOMENAGEM


O movimento Chiennes de Garde protestou na passada sexta feira contra a capa do jornal “Nouvel Observateur” que apresentava Simone de Beauvoir nua. A filósofa, que no passado dia 9 teria festejado o seu centenário, aparecia na capa sem roupa com um título sugestivo: “A escandalosa”. Para os membros da associação trata-se de um medida sexista pois tal coisa nunca foi feita a autores masculinos, na manifestação reclamavam fotos de nudez de figuras conhecidas como Sartre, Jean Daniel…

Para Florence Montreynaud fundadora do movimento, “protestam contra a utilização do corpo de Simone de Beauvoir para celebrar o seu pensamento. Achamos isso sexista.”

O semanário assume a escolha e recusaram dar um pedido de desculpa. Em resposta ao protesto referiam “não eram nem sexista, nem machistas e nunca queriam ter dado uma imagem de degradação da mulher, nem de Simone de Beauvoir.

O movimento Chiennes de Garde é um movimento feminista Francês contra o sexismo que as mulheres são vítimas nos médias e no espaço público em geral. A missão é de lutar contra a violência sexista e contra os estereótipos sexista e promover a igualdade. A escolha do nome para melhor prende se com o termo inglês as Watchdog. A frase delas: “ Dirigir um insulto sexista a uma mulher pública, é insultar todas as mulheres”.

É verdade infelizmente nem Simone de Beauvoir escapou. Essa foi a homenagem prestada a esta grande mulher, essa foi a imagem que se retirou de uma vida de luta pelos direitos das mulheres. Claro que não é nada sexista, todas as homenagens a escritores são feitos assim. Claro que não é nada machista, todas as homenagens aos homens são feitas com fotografias de nus. Claro que não é desrespeito, todas as homenagens a defuntos são realizada desta forma.

É mais do que sexista, é lamentável, é mais do que degradante é escandaloso, é mais do que desrespeito é intolerável.
Sylvie Oliveira

1 Comments:

Blogger Colmeia said...

"Não se nasce mulher, torna-se mulher". É nessa perspectiva que a fotografia foi publicada. Acho a publicação uma imensa homenagem a Simone de Beuvoir, talvez nada de acordo com uma certa moral unificadora que agora nos domina...

23:29  

Enviar um comentário

<< Home