quinta-feira, janeiro 31, 2008
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Campanha pela eliminação da fístula
A erradicação da fístula passa indubitavelmente pela prevenção. Acesso a cuidados de saúde eficientes durante a gravidez, promoção de uma maternidade segura, bem como a autonomização feminina e o banimento de desigualdades sociais e económicas são passos cruciais.
A fístula é reversível na maior parte dos casos por meio de uma simples intervenção cirúrgica, aliada à prestação de apoio afectivo, económico e social. A campanha está a investir na formação de profissionais, na modernização dos equipamentos e dos centros de tratamento.
Etiquetas: Direitos reprodutivos e sexuais, Fístula
domingo, janeiro 13, 2008
‘Entre a sombra e o naufrágio'
Simone de Beauvoir: A HOMENAGEM
Para Florence Montreynaud fundadora do movimento, “protestam contra a utilização do corpo de Simone de Beauvoir para celebrar o seu pensamento. Achamos isso sexista.”
O semanário assume a escolha e recusaram dar um pedido de desculpa. Em resposta ao protesto referiam “não eram nem sexista, nem machistas e nunca queriam ter dado uma imagem de degradação da mulher, nem de Simone de Beauvoir.
O movimento Chiennes de Garde é um movimento feminista Francês contra o sexismo que as mulheres são vítimas nos médias e no espaço público em geral. A missão é de lutar contra a violência sexista e contra os estereótipos sexista e promover a igualdade. A escolha do nome para melhor prende se com o termo inglês as Watchdog. A frase delas: “ Dirigir um insulto sexista a uma mulher pública, é insultar todas as mulheres”.
É verdade infelizmente nem Simone de Beauvoir escapou. Essa foi a homenagem prestada a esta grande mulher, essa foi a imagem que se retirou de uma vida de luta pelos direitos das mulheres. Claro que não é nada sexista, todas as homenagens a escritores são feitos assim. Claro que não é nada machista, todas as homenagens aos homens são feitas com fotografias de nus. Claro que não é desrespeito, todas as homenagens a defuntos são realizada desta forma.
É mais do que sexista, é lamentável, é mais do que degradante é escandaloso, é mais do que desrespeito é intolerável.
sexta-feira, janeiro 11, 2008
HUB: nova ferramenta pelos Direitos Humanos
Tecnologia, destreza e vontade de agir em defesa dos Direitos Humanos. São precisamente estes componentes que subjazem à criação da HUB, uma plataforma online que disponibiliza materiais audiovisuais – vídeo, áudio e imagem – sobre um tema comum: Direitos Humanos.
Projecto da WITNESS, a HUB é um espaço acessível a qualquer pessoa, onde se pode visionar e partilhar vídeos, opinar e actuar em defesa de direitos políticos, civis, sociais, económicos e culturais. ‘Através da HUB, organizações, redes e grupos do mundo inteiro podem fazer com que as suas campanhas e histórias sobre direitos humanos despertem a atenção e o interesse a nível global’.
Para conhecer melhor a HUB, passa por AQUI!
Anabela Santos
Etiquetas: Direitos humanos
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Simone de Beauvoir: "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher"
Etiquetas: Betty Friedan, Feminismo, Simone Beauvoir
domingo, janeiro 06, 2008
'Um jogo sujo, mas jamais despercebido!'
Etiquetas: Discriminação., Violência emocional
sexta-feira, janeiro 04, 2008
China lança 1ª Plano contra Tráfico Humano
Etiquetas: Child slavery, China, Exploração sexual de mulheres, Tráfico humano
quinta-feira, janeiro 03, 2008
Filha das inconstâncias da Vida!
Qual liberdade de imprensa?
Etiquetas: Censura, Jornalismo, liberdade de expressão
quarta-feira, janeiro 02, 2008
Sobre o Feminismo
Etiquetas: Direitos humanos, Discriminação, Feminismo, feminista
terça-feira, janeiro 01, 2008
STOP ao Cancro do Colo do Útero na Europa!
· Trabalhar em conjunto na implementação de programas de prevenção para o cancro do colo do útero, de acordo com as recomendações do Conselho da União Europeia e com as Recomendações Europeias para a Garantia de Qualidade no Rastreio para o Cancro do Colo do Útero.
· Apoiar a criação de programas de educação para a saúde para assegurar que todas as mulheres estejam cientes da importância da prevenção do cancro do colo do útero e que beneficiem dos serviços que lhes são disponibilizados para este efeito.
· Facilitar a troca de boas práticas entre os países da Europa de modo a que todos possam beneficiar das melhores medidas possíveis que existem na Europa.
· Apoiar programas de investigação independentes de modo a implementar novos métodos de rastreio e vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) para assegurar que se obtenham as maiores reduções no cancro do colo do útero na Europa.
· Reconhecer e apoiar o papel essencial e determinante das instituições de caridade, das associações de doentes, organizações não governamentais e trabalho voluntário com o objectivo de reduzir o cancro do colo do útero na Europa.