"Palavras para quê?"
"Entre o Negro e o Nada!"
Ana Ferreira
(anarafaelaferreira@gmail.com)
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher
"Le féminisme n'a jamais tué personne - le machisme tue tous les jours". [Benoîte Groult]
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher
Etiquetas: Auxílio à imigração ilegal, Dia Internacional da Mulher, Smuggling, Tráfico humano
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher, liberdade de expressão
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher
Etiquetas: Declaração de Seneca Falls, Elisabeth C. Stanton, Susan B. Anthony
“O Longo Caminho das Mulheres – Feminismos 80 anos depois” percorre o feminismo português desde o seu despoletar, em 1920; e dá a conhecer as suas apologistas, integrando a actuação do movimento na História do nosso país.
Destaca as temáticas que os feminismos da viragem do século enfatizavam, designadamente as sexualidades, a luta pela despenalização do aborto, a violência exercida sobre as mulheres, os «estudos sobre as mulheres», a agência e o sujeito feminista, as mulheres nas esferas «pública» e o «privada», o “ciberfeminismo”, entre outras.
O livro é ainda recheado com a última entrevista concedida pela única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal, Maria de Lourdes Pintasilgo.
A autoria é de Lígia Amâncio, Manuela Tavares, Teresa Joaquim e Teresa Sousa de Almeida.
Em todo o mundo, milhares de mulheres são vítimas dos actos mais atrozes, como a mutilação genital, abusos sexuais, crimes de honra, tráfico, violência física, psíquica e moral.
“O Livro Negro da Condição das Mulheres”, organizado por Christine Ockrent, compila inúmeros artigos, relatos, perfis e estudos internacionais que delineiam a turva condição feminina na actualidade. Os contributos portugueses chegam da jornalista Sofia Branco, com um artigo sobre a mutilação genital feminina em Portugal, e da Manuela Tavares, com um levantamento sobre a questão do aborto no nosso país.
Etiquetas: Mulheres-polícia
Etiquetas: Dia Internacional da Mulher